Espaço,
Tempo e Memória: Um olhar sobre São Roque do Canaã!
Estudo
do meio: o cotidiano como ponto de partida.
Parte I – A formação
Histórica e Cultural da Comunidade.
1) Qual
o nome de sua comunidade?
2) Por
que ela possui este nome? Desde quando?
3) Já
possuiu outro nome antes? Qual?
4) Quando
chegaram os primeiros moradores de sua comunidade?
5) Quais
foram esses primeiros moradores ou famílias que aqui se instalaram?
6) De
onde vieram?
7) Existem
ainda descendentes dessas primeiras famílias morando na comunidade?
8) Quais
os principais traços raciais dos moradores da comunidade?
9) Existe
na comunidade, algum aspecto que lembre a influência da cultura indígena?
10) Existe
na comunidade, algum aspecto que lembre a influência da cultura negra?
11) Que
tipo de crendices, superstições ou histórias populares são conhecidas pela
comunidade?
12) Quais
as principais festas religiosas e folclóricas da comunidade? Em que épocas
acontecem?
13) Quais
são os principais hábitos alimentares da comunidade?
14) Existe
algum tipo de artesanato ou arte popular produzida na comunidade? Qual? Quem os
produz?
15) Quais
as principais crenças religiosas de sua comunidade? Qual predomina?
16) Existe
algum tipo de construção antiga na sua comunidade? Qual?
17) O
que a comunidade sabe sobre esta construção? (quando foi edificada, sua
utilidade, proprietário, história da construção, etc.).
18) Quando
surgiu a primeira escola da comunidade? Quais foram os primeiros professores?
19) Qual
a importância da escola para a comunidade?
20) Quais
são as principais atividades de lazer na comunidade? (esportes, festas
comunitárias, recreações, praças, etc.)
Procure fazer sua tarefa com muito
capricho.
Dedique-se. Faça com muito carinho!
Afinal
de contas, “um povo sem memória, é um povo sem história!”
Meu
abraço,
Professor
Marcos Antônio Pereira
Parte II: O Espaço Geográfico da
Comunidade.
1.
De que forma você pode descrever, bem
rapidamente, o relevo de sua comunidade?
2.
Quais as formas de relevo que mais ocorrem na
região? (Planícies extensas ou pequenas várzeas; morros baixos e colinados ou
altos montes; serras; chapadas; pedras descobertas; vales; baixo planalto,
vales, etc.)
3.
Existe algum outro aspecto natural do relevo
(morro, serra, pedra, etc.) de destaque na comunidade? Qual o seu nome? Por que
possui este nome?
4.
Existe algum rio ou córrego que atravessa a
comunidade? Qual o seu nome?
5.
Qual a importância desde curso de água para a
comunidade?
6.
Este rio ou córrego forma alguma corredeira ou
queda d’agua na região? Como se chama essa corredeira ou cachoeira, se existir?
7.
Que tipo de modificação este curso de água teria
sofrido desde os tempos iniciais de formação da comunidade?(Era mais fundo,
mais largo, mais limpo, etc. e hoje?).
8.
Que tipo de vegetação existia na região quando
os primeiros moradores aqui chegaram? Havia muitas matas?
9.
Era comum, nesta época, encontrar animais
selvagens na região? Quais?
10.
Havia muitos pássaros? Quais?
11.
Era comum a pessoas irem caçar? Que tipo de
animais?
12.
A cobertura vegetal foi muito alterada com o
passar dos anos? Como? Por quê?
13.
E hoje como se apresenta a cobertura vegetal na
região?
14.
E a situação da fauna?(animais e pássaros
nativos e selvagens).
15.
Quais as principais características do solo em
nossa região?(de coloração, escura, amarela ou avermelhada; se é argiloso, isto
é, muito fino, arenoso ou pedregoso; seco ou úmido; se é fértil ou pouco
fértil.)
16.
A erosão do solo é um fenômeno comum na nossa
região? Como ela ocorre mais frequentemente?
17.
É comum, também o uso de agrotóxico nas
lavouras? Onde ele é mais usado?
18.
O que é feito com o lixo doméstico das
residências dos moradores de nossa comunidade?
19.
Que tratamento é dado às fezes humanas na
maioria das casas da comunidade?
20.
E quanto ao aspecto das casas, no tipo de
construção, cobertura e pintura? Relate os tipos mais comuns de moradias
existentes na comunidade?
Dedique-se.
Faça com muito carinho!
Meu
abraço,
Professor
Marcos Antônio Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário