segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Mancala




MANCALA - Regras do Jogo:

- O tabuleiro é composto por catorze buracos com duas linhas de seis buracos em cada e dois buracos maiores designados para armazenar as peças capturadas ao longo do jogo que chamaremos de armazém. Geralmente, as peças para o jogo são sementes.
- No início do jogo são colocados quatro sementes em cada um dos doze buracos num total de 48 sementes. O objetivo do jogo é capturar peças; vence a partida quem capturar no mínimo 25 sementes. Cada jogador escolhe seu lado do tabuleiro um em frente do outro e o armazém que lhe pertence é o que está a sua direita. Para iniciar a partida, um jogador esconde uma semente numa das mãos e pede para o adversário adivinhar, caso adivinhe, inicia a partida. Uma medida alternativa, caso não consiga o tabuleiro, podemos usar a caixa de uma dúzia de ovos como tabuleiro.
Movimentos: Os movimentos do jogo são circulares no sentido anti-horário. Para efetuar um movimento, o jogador escolhe aleatoriamente um dos seus buracos que contenha sementes e distribui uma a uma nos buracos subsequentes.
-Caso o jogador escolha um buraco que contenha 12 ou mais sementes, pela regra, deverá recolher todas as sementes desse buraco, distribui uma a uma nos buracos subsequentes e deverá saltar o buraco de onde partiu.
-Captura: A captura ocorre somente quando a última semente cai no buraco do lado do adversário cuja soma seja 2 ou 3 sementes contando com a semente que foi distribuída, desde que o adversário não fique sem sementes para jogar.
-Observações: Quando o jogador efetua um movimento e fica sem sementes para jogar, o adversário é obrigado a efetuar um movimento que distribua sementes para o outro lado do tabuleiro para ele continuar no jogo. Porém, se não houver possibilidades de distribuir as sementes para o adversário, o jogador recolhe todas as sementes que sobraram no seu lado do tabuleiro para o armazém e a partida finaliza.
-Se acontecer uma situação no jogo em que os movimentos são efetuados alternadamente inúmeras vezes sem que haja a possibilidade de captura, cada jogador recolherá todas as sementes de seu lado do tabuleiro para o armazém e a partida finaliza.     







Nenhum comentário:

Postar um comentário